A proposta de intervenção tem como foco a reconexão urbana e social da área, que foi separada pela linha de trem da antiga ferrovia pertecente a companhia de trens Mogiana, ferrovia que ja foi muito utilizada no passado. A área se localiza próximo a antiga estação de trens da Guanabara, que hoje desativada e restaurada funciona como Centro Cultural. O terreno abriga o estádio Cerecamp, que já foi uma importante praça de esportes, hoje se encontra interditado devido a falta de segurança estrutural e deterioração de suas instalações, não mais atendendo a demanda exigida pela área.
Campinas que tornou-se uma importante cidade na época da expansão das ferrovias no Brasil, se destacou na produção de café e cana de acuçar. As ferrovias que foram num primeiro momento sinal de progresso, hoje exprimem uma diferente realidade, os leitos e estruturas ferroviárias obsoletos tornaram-se espaços incompreendidos dentro da cidade após a desativação e a decadência do sistema, a cidade que é dotada de amplas vias, possui ao mesmo tempo trechos marcados pela descontinuidade urbana, tornando-se tais pontos um entrave a expansão da cidade gerando uma segregação sócio-espacial. Hoje tais leitos encontram-se em estado de abandono, em alguns trechos não mais apresentam características da linha férrea.
A cidade hoje se destaca no cenário nacional como centro de educação, saúde, comercio e serviços . Apesar de toda essa expressão se mostra carente na área de lazer, cultura, esporte e entretenimento, tendo poucos equipamentos públicos.
Como forma de reconexão da área, este trabalho propõe a implantação de um SESC, com estrutura adequada para a prática de atividades físicas, bem como áreas voltadas para a cultura e informação. Um anseio é a criação de um espaço que possa também oferecer atividades em horários alternativos, estruturando assim a arquitetura de forma a apoiar tais atividades, uma das estratégias é a criação de um teatro de arena externo, um café e restaurante, que possa funcionar de forma independente da unidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário